Ser professor

Por Gi Germano em 16/10/2023 às 09:54:22

Ser professor

E chega mais um 15 de Outubro...

Para lembrarmos daqueles que acreditam na Educação como ferramenta de transformação através do conhecimento.

Será que alguém duvida disso????

A criança ao frequentar uma escola terá um professor que estudou e vivenciou a sua própria mudança!

Chegou ao antigo curso "Normal" com sua mochila carregadinha de conhecimentos que foi guardando durante muitos anos até chegar nesta fase para renovar sua aprendizagem e caminhar para a Faculdade... Graduação... Pós Graduação...

E em alguns casos chegar ao mestrado e doutorado!

Pensam que param por aqui "ser professor"????

Não!

Tem os cursos de especializações!

Inúmeras oficinas pedagógicas!

A nova fase dos professores é buscar conhecimentos em diversas áreas para conciliar com os ensinamentos pedagógicos ou simplesmente equilibrar sua saúde mental.

Não é estranho encontrar professor aprendendo Biblioterapia, Yoga, Culinária, Jardinagem, Crochê ou tricô, Contar histórias, e por ai seguindo seus caminhos.

Quem falou que a profissão "professor" iria acabar se enganou, porque hoje nas mídias, vemos, psicólogo, veterinário, administrador, médico, manicure, cabelereiro e demais profissionais, sendo MENTORES, pessoas que têm experiências e são CONSULTORES para outras pessoas, diferente do professor que é um individuo que se DEDICA a transmitir conhecimentos aos alunos, mas no fundo juntando tudo no caldeirão pedagógico os mentores também são PROFESSORES, em alguns casos sem a formação didática. E tem também os experientes profissionais que se arriscam a ministrar aulas dentro de sua área.

Não ter a formação adequada não diminui os profissionais que se arriscam nesta caminhada, pelo contrário, nos mostra a importância do PROFESSOR!

O grande problema é não querer ser reconhecido como professor por banalização da profissão...

Ficou confuso!?

Acredito que não!

Segundo Paulo Freire, um professor deve buscar um aperfeiçoamento constante, ter um carinho exclusivo pelo ofício que abraçou e saber utilizar sua autoridade com moderação e imparcialidade. O docente deve conduzir sua aula deve despertando a curiosidade de seus alunos para ouvir e aprender. Paulo Freire (2006, p.96)

Uma pena a profissão ser associada a aspectos negativos, como um profissional que sofre, com o baixo salário, a carga horária excessiva, a desvalorização social, a violência e o desrespeito a que são submetidos na escola!

Há desafios para o professor na atualidade que envolvem sempre a crescente presença tecnológica no ambiente escolar. Muitas vezes como uma distração, e não como uma nova estrutura de conhecimento para incorporar as inovações que ocorrem cada vez mais rapidamente.

Independente de tudo, ser professor é poder compartilhar diariamente CONHECIMENTOS, acreditando que através da Educação teremos sim um mundo bem melhor, mesmo encontrando algumas rochas pelos caminhos!

Fonte: Gi Germano (Alfabetizadora/Psicopedagoga/Biblioterapeuta Infantil e Juvenil)

Zion
Luxhoki